domingo, 9 de maio de 2010

18 de maio é o Dia Internacional de Museus


18 de maio é o Dia Internacional de Museus e para comemorar a data em 2010 o Conselho Internacional de Museus (ICOM) propôs o tema Museus para a Harmonia Social. No período de 17 a 23 de maio museus de todo o mundo estarão com programações especiais e, como já é tradição, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás realizará atividades específicas para o seu público.
2010 tem um motivo a mais para ser comemorado. O Museu Antropológico completa 40 anos de existência no mês de setembro. As atividades especiais do dia 18 de maio também marcarão o início dessas comemorações. O mais importante para nós é contar com a sua presença, pois é nosso público que possibilitou e motivou esses 40 anos de trabalho: pesquisas, exposições, eventos, atividades educativas e culturais, estágios, entre outros.
Novas atividades estão sendo programadas. Venha comemorar conosco, participe do Dia Internacional de Museus e dos 40 anos do Museu Antropológico!
PROGRAMAÇÃO

18/05/10 - 9:00h
Conferência Museus para a Harmonia Social (Profa. Manuelina Maria Duarte Cândido/FCS/UFG)
- Considerando como papel essencial da Universidade discutir temas candentes para a sociedade, a conferência irá problematizar o tema Museus para a Harmonia social a partir de um olhar que procura perceber as possibilidades e os limites de uma Museologia postulada internacionalmente diante de realidades concretas.


18/05/10- 10:30h
Lançamento, em Goiás, do Código de Ética do ICOM para Museus - versão Lusófona
- O ICOM-BR (Comitê Brasileiro do International Council of Museums) organizou, juntamente com o ICOM-PT (Comitê Português), nova versão em português do Código de Ética, aprovada pelas assembléias gerais de ambos os comitês. No Brasil as tiragens vêm sendo feitas a partir de parcerias entre o ICOM-BR e diferentes instituições em cada Estado da Federação. A presente publicação, de responsabilidade do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás , prevê uma tiragem de mais de 2.000 exemplares e é a primeira a reservar parte da publicação para distribuição em países e comunidades de língua portuguesa, em especial, africanas. O lançamento do Código de Ética do ICOM, versão lusófona, é mais um evento que marca o início das comemorações dos 40 anos do Museu.

Lançamento da Carta Arqueológica - Divisão Regional para o Registro e Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás - 2ª edição
- Esta publicação constitui-se em importante instrumento de normatização da pesquisa arqueológica no Estado de Goiás. Lançada pela primeira vez em 1972,a Carta Arqueológica passou por readequações e atualizações, visando atender, entre outros aspectos, a configuração geográfica e político-administrativa do Estado, após sua divisão, e as atuais demandas atuais da pesquisa arqueológica na região. É com satisfação que o Museu Antropológico cumpre mais uma importante missão, trazendo ao público esta 2ª edição.


18/05/10 - 11:00h
Realização da 1ª Reunião da Rede de Educadores em Museus de Goiás- REM-GO
- A Rede de Educadores em Museus (REM) surgiu em 2004 com o intuito de congregar educadores, profissionais da cultura, dos museus, de centros culturais, artísticos e científicos para a discussão de temas relacionados à educação em seus espaços de atuação. Com o incentivo da REM/RJ, outras manifestações em rede surgem e espalham-se por outras regiões do Brasil,e agora temos a 1ª Reunião da REM-GO, que organiza seu primeiro seminário público para os dias 07 a 09 de junho de 2010. Pretendemos nesta 1ª Reunião conhecer os membros inscritos online que estão participando da troca de informações apenas em meio virtual e reforçar os canais de comunicação e debate da REM-GO. Todos os nteressados em participar da Rede, especialmente professores de ensino médio e fundamental e trabalhadores de museus e espaços culturais do Estado de Goiás, estão convidados. A inscrição poderá ser feita na própria reunião ou pelo e-mail remgoias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário